sábado, 1 de novembro de 2008

IMPRENSA/DN - MST e o FCPorto

OPINIÃO



ASSUNTOS:
1 )Fcporto

Miguel Sousa Tavares cáustico sobre gratificações da SAD

Pôncio Monteiro diz que é uma situação normal numa empresa.

Crítico assumido da gestão portista nos últimos anos, Miguel Sousa Tavares não poupa a administração da SAD pelos 700 mil euros de prémios que Pinto da Costa e restantes administradores receberam pelo último título nacional, e revela ao DN sport o seu "espanto" pela tabela de gratificações revelada pelo último Relatório e Contas consolidado - que prevê um prémio (50% sobre o vencimento) para a administração mesmo no caso do FC Porto ficar em segundo ou terceiro lugar da Liga.

"É um belo exemplo para os jogadores, ver que o segundo ou o terceiro lugares dão direito a prémios chorudos para os administradores", aponta.

O jornalista e escritor portista é especialmente cáustico para com a recente Comissão de Vencimentos, responsável pela tabela de gratificações agora revelada.

"Isto só não me espanta mais porque quem está à frente da Comissão de Vencimentos é Alípio Dias, que a única coisa que faz é abanar que sim com a cabeça", critica.

Relembre-se que segundo os dados publicados neste último Relatório e Contas consolidado, referente ao exercício de 2007/08, Pinto da Costa e os administradores da SAD receberam um total de 2,2 milhões de euros de remuneração, 700 mil deles de prémio pelo tricampeonato.

Mais: a tabela de prémios estabelecida para a administração revela que uma vitória na Liga dá direito a 75% de prémio sobre o vencimento bruto, a vitória na UEFA 100%, na Liga dos Campeões 120% e mesmo o 2.º e 3.º lugares no campeonato valem 50% de gratificação.

Miguel Sousa Tavares acrescenta algumas preocupações, como o aumento do passivo (de 116,6 para 141,1 milhões de euros), "Não sei onde é que o FC Porto desbarata tanto dinheiro", diz, alertando ainda para o fim do filão das transferências milionárias que têm sustentado a SAD. "Já só há o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves para vender, o que devem fazer no próximo Verão.

Depois disso quero ver quem vai querer comprar o Benítez ou o Guarin", afirma, numa crítica à política de contratações, sem esquecer o aumento dos custos salariais apresentado no relatório. "Quando se anda a pagar a 50 e tal jogadores não me espanta que os salários disparem", refere, visando os vários jogadores emprestados

Já Pôncio Monteiro, membro do Conselho Consultivo da FC Porto SAD, considera normais as gratificações aos administradores. "Desde que há as SAD's que a filosofia de gestão é diferente.

Passou tudo a ser profisisonalizado e os prémios por objectivos são normais em qualquer empresa", diz. Pôncio defende ainda a gestão da SAD: "O que me preocupa enquanto sócio é que a gestão valorize o património e consiga resultados desportivos. E isso tem sido conseguido." De resto, não concorda que o FC Porto esteja mais fraco este ano. "Habituou foi a ganhar sempre e quando isso não acontece os sinos tocam a rebate".

MEU COMENTÁRIO: Esta é uma conversa para boi dormir. O Dr. MST vem levantar problemas acerca de uma questão que se calhar já tem mais de vinte anos.


O Dr. MST devia vir aqui insurgir-se contra o que disse Platini acerca do FCP, exlicar qual foi o papel do Dr ADRIANO PINTO na AFP e atmbém do Dr. GONÇALVE S PERIERA na CJ na Lig e...e..e....


O Dr. PÔNCIO MONTEIRO, PARECE-ME NÃO TER EVOLUÍDO NADA, PENSA DA MESMA MANEIRA DE HÁ 50 ANOS, LOGO...

2) RUI MOREIRA

Em entrevista dada ao jornal DESTAK, o homem, que me parece estar no lugar errado, num lugar chave para o desenvolvimento da cidade, vem reconhecer que «O problema do Porto são as oportunidades perdidas, umas veze por culpa alheia e por vezes por culpa propria».

Curioso é a afirmação que se segue do mesmo cavalheiro no «DESTAK» «O Porto não deveria querer ser a capital, devia ser um exemplo para a província e não uma segunda Lisboa»

E disse mais coisas sem sentido.

MEU COMENTÁRIO:

Mas a quem interessará os exemplos do Porto de hoje? Do passado talvez... eu acho que o Platini tem razão.

JBS

4 comentários:

  1. quem é voce para comentar o MST?
    seu parolo, ignorante, nem sabe escrever, coitadinho.
    Parolao

    ResponderEliminar
  2. O insulto e inadmissivel para alguem que se considera civilizado,rebaixa-o.Quando anonimo e' cobardia.
    DIOGO

    ResponderEliminar
  3. A inveja,caro sr é sentimento feio.Mas a ingratidão de quem o recebe é bem pior.Imagine eu viver no Patacão e estar permanentemente a dizer mal do lugar a mero pertexto de ter sido traumatizado na infância ao escolher um clube de bairro da capital para parecer que não era campónio..."2 Champions,1 UEFA,1 Supertaça UEFA 2 2 Taças INTERCONTINENTAIS-Campeão do Mundo" isso é que lhe dói a si ao platini.....

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo, se me permite.

    O seu comentário é desajustado e triste porque o senhor sabe que o PLATINI fala verdade. Não tenho inveja nenhuma, pode crer, nem do passado do clube de futebol que fala nem postura da cidade. O Patacão possui muito mais dignidade que outrosque cita aqui. Somos inatacáveis.
    Se quiser falar comigo sobre isso, via mail, aí vai.
    jbritosousa@gmail.com

    Um bom dia para si.
    JBS

    ResponderEliminar