sábado, 15 de novembro de 2008

A REUNIÃO DOS VINTE


REUNIÃO DOS VINTE
por DIOGO COSTA SOUSA

Vivemos numa epoca de transformação e talvez que nem nos apercebamos.Desta crise vai sair algo de bom.Tenho a certeza.Senão vejamos.A crise afectou e está afectando todos a um nivel nunca visto ou imaginado..Hoje estao reunidos em Washington vinte "marmanjos"com toda uma catreva de conselheiros ....sim vinte, não são mais sete ou oito como dantes em que uma pequena elite de ricos decidia as suas proprias politicas economicas e financeiras e,dantes reuniam-se mais confraternizando do que qualquer outra agenda.Hoje não, hoje reunem-se por causa da crise que lhes caíu em cima.

Uma crise global,afeta sociedades ditas livres e sociedades ditas socialistas mas....que disto tambem pouco teem. E vão sair politicas, ou falar de politicas que não são mais locais ou nacionais....sao globais...as economias entrelacaram-se de tal maneira que uma "constipacão" num pais pode causar uma "pneumonia" num outro diametralmente oposto geografica ou politicamente.

Mas sera' que chega discutir? Como se podera' implementar os acordos ou ideias sai'das desta reuniao?Hoje veio a saber-se que a China,sem alaridos,sem esterismo{talvez justificado},injectou 500 bilioes de dolares na sua economia....prova provada que tambem eles,com uma economia e socidade controlada ,socializada ao extremo nao foram imunes a' crise.Isto faz-me pensar que a reuniao de hoje seja o primeiro passo ou o passo seguinte em resposta a uma economia globalisada se siga um governo globalizado onde saia uma "forca" comum capaz de inplementar as medidas adoptadas.Para uma gobalização economica vingar,não chegam acordos...eles existiram com o resultado que todos conhecemos...uma gobalisação economica requer um governo global...senao sera mais um falhanco em que cada um tenta puchar a braa a' sua sardinha.......e mais, de acordo com as exigencias nacionais da caça ao voto....

UM ABRACO MEU AMIGO...

DCSOUSA


MEU COMENTÁRIO

A CHINA, ao injectar 500 biliões de dólares na sua economia, retira toda a lógica ao processo, porque a riqueza de um país mede-se pela mais valia obtida no processo produitvo. A economia aqui não gerou esses proveitos; foi subsidiada. E o salário mínimo subiu? Creio que não? Entãoaa economia chinesa é uma mentira.

Não auguro melhores dias de vida para a humanidade em geral porque os dirigentes políticos estão noutra onda. O que lamentamos.

JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário