domingo, 1 de maio de 2011

HOMENS DA LUTA E MST /OPINIÃO

MIGUEL DE SOUSA TAVARES




Na música, “Mudam-se os tempos, mudam-se os Tavares”, os Homens da Luta satirizam o escritor e comentador Miguel Sousa Tavares, comparando-o com o seu pai, Francisco Sousa Tavares.Na origem da nova música, poderão estar as recentes declarações de Miguel Sousa Tavares no “Jornal da Noite”, na SIC, onde criticou a música vencedora “A Luta é Alegria” e a postura dos Homens da Luta.



“Não deixa de ser irónico pensar que esta canção, com esta letra, vá representar Portugal na Alemanha, em cuja plateia e em cujos televisores hão-de estar os alemães a quem nós andamos a pedir dinheiro”, disse o comentador em directo, acrescentando que “a demagogia é a coisa mais popular que existe e mais irresponsável e mais perigosa”.



“Os demagogos aparecem sempre nos momentos de crise”, concluiu Miguel Sousa Tavares.Os Homens da Luta não perderam tempo e preparam uma resposta que publicaram no seu facebook no fim-de-semana. "Mudam-se os tempos, mudam-se os Tavares", é uma adaptação da canção de José Mário Branco, com música de Jean Sommer, do tema "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", onde a letra foi alterada, fazendo uma comparação entre Miguel Sousa Tavares e o pai.“Mudam-se os tempos, mudam-se os Tavares. De pai para filho houve uma mudança. E se o primeiro [Francisco Sousa Tavares] gritava na rua, o segundo [Miguel Sousa Tavares] é um vaidoso profissional da cagança. E se nos Tavares também houve uma mudança é porque o pai educou mal a criança” cantam os Homens da Luta num vídeo que não pára de circular na internet.





Miguel Sousa Tavares vs Homens da Luta: "Os demagogos aparecem sempre nos momentos de crise"


Na SIC, Miguel Sousa Tavares comenta postura dos Homens da Luta e manifestação de 12 de março. Veja aqui o vídeo.


Após a vitória do Festival da Canção, no passado fim-de-semana, os Homens da Luta continuam na ordem do dia. Ontem, foi Miguel Sousa Tavares a comentar a postura da banda de Jel. "Não acho que a irresponsabilidade vença o que quer que seja", afirmou o comentador e colunista. "E não deixa de ser irónico pensar que esta canção, com esta letra, vá representar Portugal na Alemanha, em cuja plateia e em cujos televisores hão de estar os alemães a quem nós andamos a pedir dinheiro".




"A demagogia é a coisa mais popular que existe. E a mais irresponsável e mais perigosa", considera ainda Miguel Sousa Tavares, criticando "o manifesto fácil" da manifestação prevista para 12 de março ("um monumento à demagogia e à irresponsabilidade"). "Os demagogos aparecem sempre nos momentos de crise", resume.


Exílio


Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades

Sophia de Mello Breyner Andresen


Que diferença.


JBS

4 comentários:

  1. João,
    A diferença que tu encontras está em que Sofia fala de um tempo sem liberdade e o poema é uma referência directa à ditadura salazarista, como é obvio.
    Hoje è evidente que nunca houve no nosso país tanta liberdade de dizer e fazer tudo que muitos já acham um excesso perigoso. E é precisamente nesse excesso de uso e abuso da liberdade que se movem gente como Jel e outros provocadores, que mais não querem e procuram que notoriedade para facturar.
    MST tem toda a razão, é em tempo de crise aguda que surge a desorientação e confusão entre as pessoas normais, e esse é o chao fértil para os mediocres e oportunistas semear.
    Um abraço,
    Adolfo

    ResponderEliminar
  2. O que me surpreende é ver MST perdendo tempo com tais "aristas "...isso sim!

    Abraço

    Diogo

    ResponderEliminar
  3. Precisamente caro Diogo.
    Um abraço,
    Adolfo

    ResponderEliminar
  4. EU NÃO ME REVEJO NOS VOSSOS COMENTÁRIOS.

    BOM DIA.

    O MST ´é homem da comunicação social (mau no jornalimso desportivo ou pior ainda) e escritor.

    Como escritor tem uma função a desempenhar que é tornar as pessoas melhores pessoas. Não o fez, armou-se em rei da cantareira. E não devia.

    Nem sequer respeitou as origens. QUANTO A MIM MST NÃO TEM RAZÃO NENHUMA.

    jbs

    ResponderEliminar