segunda-feira, 23 de maio de 2011

OPINIÃO

A ENTREVISTA DO SENHOR PINTO DA COSTA À RTP NÃO FAZ SENTIDO.

Porque é preciso explicar os textos que vêm a seguir, retirados da imprensa.
(retirado do futebol live)


“António Garrido andou nas bocas do mundo por ter sido nomeado pela Federação a pedido do FC Porto para acompanhar os árbitros do Porto - Villarreal. Até então apenas as conquistas nacionais tinha sido postas em causa com o processo Apito Dourado. Agora as conquistas internacionais começam também a ser alvo de suspeitas.

Quem é António Garrido. Garrido foi o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). Esteve também no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha). A 1 de Abril de 1973, quando faltavam seis minutos para o final do FC Porto - SL Benfica com o resultado em 1-2, inventou uma grande penalidade após simulação do portista Flávio na área das águias. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso (levava 23 vitórias em 23 jornadas num campeonato com 30).


Depois de terminar a carreira 1982 foi recrutado estrategicamente pelo FC Porto. Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura. Deve ser por uma questão de transparência. A questão que põem é a seguinte. O que fará António Garrido na "estrutura" do FC Porto? Ao longo dos anos fomos tendo acesso a alguma informação (pouca). Garrido é o verdadeiro homem sombra. Desde que terminou a carreira pouco se ouviu falar dele.
Foi uma das pessoas que jantou com o árbitro do Porto - Villarreal. Foi uma das pessoas que estava presente quando Jacinto Paixão, o árbitro da fruta, foi coagido por elementos ligados ao FC Porto na mesma marisqueira. Foi apanhado nas escutas do Apito Dourado a falar com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. Foi identificado pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo Apito Dourado, como o “contacto preferencial” do Porto para exercer pressão junto do órgão que nomeava os árbitros


O FC Porto é dos clubes mais titulados do planeta desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em precisamente 1982, aproximadamente na mesma altura em que António Garrido foi recrutado pelo clube azul-e-branco. A maior parte das pessoas atribuem boa parte do mérito das conquistas recentes do clube ao seu presidente, homem que esteve suspenso durante 3 anos por corromper árbitros e que levou o clube a perder 6 pontos pelo mesmo motivo. Talvez os adeptos do FC Porto devessem estar gratos também a António Garrido, um ex-árbitro que entrou no FC Porto aproximadamente na mesma altura o presidente do Porto.


Pinto da Costa e António Garrido (ex-árbitro) conquistaram em quase 30 anos, 17 Campeonatos Nacionais, 11 Taças de Portugal, 16 Super Taças, 2 Ligas dos Campeões e 1 Taça Uefa.


O FC Porto, até a entrada do presidente condenado por corromper árbitros e do árbitro António Garrido, era um clube honrado mas tinha ganho apenas 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 1 Super Taça.

Então não é o árbitro da partida do Porto - Villarreal jantou mesmo na mesma marisqueira de Matosinhos em que Jacinto Paixão foi coagido pelo FC Porto. Recorde-se que Jacinto Paixão, o célebre árbitro da fruta, depois de apitar o Porto - Estrela da Amadora, jantou na mesma Marisqueira na presença de Reinaldo Teles, António Garrido e do próprio Pinto da Costa. No final tinha a refeição paga. E não é que o árbitro da partida da Liga Europa jantou também na companhia de António Garrido, um ex-árbitro que é colaborador do FC Porto e sogro de Olegário Benquerença, o árbitro protagonista da pior arbitragem da época em prejuízo do Benfica (Guimarães - Benfica). E não é que Pinto da Costa e Reinaldo Teles são frequentadores assíduos da casa e que é perfeitamente possível que tenham estado presentes. E esta hein!!!
Com é possível a Federação indicar à UEFA António Garrido para acompanhar os árbitros internacionais nos jogos do FC Porto?! Um ex-árbitro que foi arguido no processo Apito Dourado e que tem ligações ao FC Porto?!


O que se passou com Jacinto Paixão:


"Acabei o jogo (Porto-Estrela) e como é normal fomos jantar. O sr. Reinaldo Teles disse-nos para irmos atrás deles e isto diante dos delegados da Liga. Fomos a Matosinhos jantar. Mas pensava que o sr. Reinaldo só ia indicar o caminho mas fiquei surpreendido quando foi atrás de nós. Ao entrar senti-me aliviado porque vi o sr. António Garrido e outro árbitro. O sr. Reinaldo sentou-se na nossa mesa e na mesa do António Garrido e do Paulo Silva que parece que tinha apitado o FC Porto B.""Estamos a jantar uma mariscada e a seguir entra o sr. Pinto da Costa mas a senhora Carolina mas sentou-se numa mesa ao lado. Estivemos a ver o jogo, comemos, bebemos, normal e quando chegou hora de irmos embora levantei-me e disseram-me que a conta estava paga. Penso que tenha sido paga por Reinaldo Teles ou Pinto da Costa. O que é que eu devia ter feito? Chamar a polícia? Não levei isto para mal mas fiquei surpreendido com as presenças do sr. Reinaldo e de Pinto da Costa".



Jacinto Paixão confessou que foi corrompido pelo FC Porto através de raparigas e viagens. Disse ainda que todos os árbitros "mamavam" (viagens, fruta, envelopes...) mas apenas ele saiu prejudicado com a situação.
Jacinto Paixão já confirmou a autoria da gravação: "Apenas digo que fui eu que fiz a gravação que está no YouTube. Por enquanto, não posso revelar mais nada. Fiz a gravação porque fui ameaçado de morte. Não directamente, mas por interposta pessoa''.

(retirado do futebol live)

Recolha de
JBS

Sem comentários:

Enviar um comentário