segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A FÉ DOS HOMENS

A FÉ DOS HOMENS
Por Rui Humberto


“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”
E assim afirmo:
Deus continua a querer, o homem já não sonha e a obra já não nasce.

É verdade, Deus continua a querer, e por Deus não entendo aquele Ser intocável e inatingível que devemos temer e venerar, entendo-o como a Humanidade no seu todo, e cada um de nós enquanto indivíduos.
Indivíduos que vivem em sociedade, em família, que convivem com amigos, com conhecidos, com menos conhecidos com …
E contra mim falo, por vezes, a maior parte das vezes, não olhamos para o nosso lado, afastamos o olhar e afastamo-nos, é mais cómodo, mais “barato”. Sentimo-nos muito mais confortáveis no nosso egocentrismo e egoísmo barato, e muitas das vezes nem para nós próprios somos bons.
Perdemos o melhor da vida: a partilha.
A partilha de saberes e de experiências e muitas vezes do pouco ou do muito que temos. Cada vez mais é cada um por si e Deus por todos. Ninguém é generoso e com generoso não quero dizer esbanjador, quero dizer capaz de oferecer uma refeição a um desconhecido que não come há dias não olhando à cor, credo, raça, saber, género, idade, estatuto ou aspecto, mas vendo um Ser
Humano que merece comer metade do meu único pão.
Mas, ainda é mais barato distribuir um sorriso, uma palavra de ânimo, uma carícia, ainda que platónica, ou um elogio.
E isto é parte do meu sonho, não desiludir aqueles que me rodeiam, os meus filhos e a minha mulher, os meus pais, amigos e conhecidos. Não é tarefa fácil mas é deveras gratificante.

No entanto o Homem já não sonha. É mais barato, mais cómodo e mais seguro, sem riscos ou custos. E contra mim falo, por vezes baixo os braços, ou melhor, obrigam-me a baixar os braços, mas luto, com as forças físicas que já não tenho. Luto e continuo a sonhar. Os moinhos de vento existem e movem-se, movem-nos e movem a Humanidade e a sociedade. Temos é que manter a fé e não desistir perante a adversidade.
Quero que o homem volte a sonhar.

Estes poucos dizeres são o deixo por ora e espero com eles contribuir para que a Obra nasça.
Qualquer que ela seja, grande, pequena, assim, assim. Aqui deixo a minha disponibilidade. E é o somatório das nossas pequenas disponibilidades que faremos pequenas grandes obras. Não tenham dúvidas.
Sobre isto eu não tenho e não tenham dúvidas.

rhpositivo@yahoo.co

1 comentário:

  1. MUITO BEM,

    Este texto do meu colega de fisioterapia, está,no meu ponto de vista, muito bem concebido. Fala de coisas sérias, muito sérias. O que mais me impresssionou foi trazer para o texto, o problema da PARTILHA. È que, os males do mundo cmeçam aqui.

    Parabens.

    João Brito Sousa

    ResponderEliminar