sábado, 27 de junho de 2009

HOJE ...


A VIDA DE HOJE


Está complicada de uma maneira geral. Quer a nível pessoal quer a nível geral temos os tais dias em que a coisa não anda de vento a favor. São os dias dos lamentos, mas, à semelhança dos jogadores de futebol quando perdem os jogos , “Há que levantar a cabeça.”....

Fui ontem a um encontro de escritores onde me incluíram como tal e a coisa não deu certo. Comecei com muito gás mas depois atrapalhei-me todo e se não meti os pés pelas mãos, foi quase. Uma vez num Congresso de Contabilidade do Iscal no Estoril, revelei uma falta de calma excepcional e às tantas deixei cair a papelada toda. Estavam dois madeirenses na fila da frente a ouvir-me quando os papéis caíram. Virei-me para eles e disse-lhes: é pá, vocês deram cabo disto tudo... e toda a gente se riu e acabou-se a exposição.

Isto para dizer que a vida é isto ou mais ou menos isto, quer dizer, com estas ou outras coisas parecidas, havendo sempre uns dias que correm bem outros que correm mal. O almoço no Montenegro com o Di, este ano, também correu mal, o Rui e o Pai trataram mal o homem. No almoço do ano passado foi o Adão que disse que nos EUA se almoçava um cachorro e depois íamos trabalhar. È a vida de hoje.

Não sei como é que eu vim parar aqui porque eu queria er afalar de outras coisas

JBS

3 comentários:

  1. João,
    Viva, o Braços ao Alto voltou ao nosso convívio e isso não é mau, é bom e para mim uma coisa que ajuda a correr o dia bem.
    Olha, o almoço no Montenegro foi uma coisa linda, um verdadeiro caso demontrativo da diversidade de vivências, culturas, modos de estar, observar, pensar e ver o mundo que só enriquessem um espírito aberto. Se alguem pensa que alguem tratou mal alguem, eu penso que está enganado. Da minha parte penso que não tratei ninguem mal nem fui mal tratado por alguem: só se sente mal tratado quem tem um espírito estilo ferrenho, clubista, unidireccional e não é o meu caso. Garanto, para mim foi mais uma lição de vida: afinal, estamos sempre a aprender.
    Um abraço do Adolfo.

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo com o Adolfo embora nao concorde com o rumo que a discussao tomou...para mim politica requer mais civilidade.Infelizmente a politica toca em interesses e sentimentos facilmente inflamaveis em quem nao e' civicamente bem formado....Nem todos,embora vivendo sob o mesmo telhado e sai'dos do mesmo ventre bebemos e assimilamos os mesmos valores...explicacao para o feno'meno nao tenho.Um sociologo talvez o tenha.
    E um pouco fora de contesto,acabei de ver que o nosso Presidente da republica acaba de passar um atestado de incapacidade mental a no's todos .
    Ao que parece,depois de ouvir os partidos,chegou a' conclusao que a democracia nao seria bem servida com duas eleicoes no mesmo dia....mas sera' que nao somos capazes de descernir um lider local de um lider nacional.Sera' qur dois boletins de voto na mao do cidadao e' muito para a mesma hora?...se fosse crente eu diria:-Por amor de deus!
    Na democracia onde resido,que nas ultimas eleicoes elegeu o fenomeno Obama,em varios estados,nesse mesmo dia havia varios temas a serem sofragados ...noutros nao,de qualquer maneira,no estado da California ,que se fosse independente seria a quinta potencia economica do mundo,dizia eu,haviam oito(8)temas a sufragio onde sobressaia alem doutros o sim ou nao ao "casamento de Gays"(com maiscula)...quem tinha que votar votou,quem se absteve absteve-se mas nao lhes foi passado um atestado de incapacidade intelectual por ser incapaz de fazer oito escolhas diferentes...
    Esperava mais de Cavaco Silva e,muito,muito mais das chefias partidarias...somos um pais de opereta...tres campanhas eleitorais em menos de seis meses...e querem que os levem a serio...por quem nos tomam esses politicos de "meia tigela"?Querem distrair-nos? So' pode ser isso...uma vez que o futebol esta no defeso.
    Abraco para ambos
    diogo

    ResponderEliminar
  3. Caro Diogo.

    Gostei do teu comentário, respeito-o na íntegra. Quanto às eleições, ocorreu-me aquela ideia do Torga que diz que escreve um conto para adolescenes com as manhosices de um adulto. Em minha opinião,é tudo uma questão de educação. No dia em que o Presidente americano Wilson disse: preparai o mundo para a democracia, começaram as ditaduras no dia seguinte. Os EUA nasceram dentro da democracia. Aqui os nossos maiores são o Dias Loureiro e outros que ainda não entenderam que ser democrático é ser solidário. Portanto um américa nunca vai entender a decisão de Cavaco Silva. Oito votos?.... Da primeira vez que fui a New York, presenciei uma coisa gira: estava uma fila feita para comprar não sei o quê chegou um local e pôs-se a frente de todos. Aqui também há quem faça isso, mas berram. Stefan Zweig, o escritor austríaco matou-se por ter deixado de acredtar no futuro da humanidade.
    Thats all.
    ab.
    JBS

    ResponderEliminar