quarta-feira, 1 de junho de 2011

OPINIÃO

CLUBE DOS PENSADORES

COM JOAQUIM JORGE, RUI MOREIRA E MANUEL SERRÃO

O que vai a seguir é retirado do JN

O também comentador político e desportivo, Dr. RM, foi um dos convidados da tertúlia mensal do Clube dos Pensadores, que decorreu terça-feira à noite em Vila Nova de Gaia, tal como o empresário Manuel Serrão, onde se debateu a temática "Futebol, Política e Norte".

“Rui Moreira considera que os "dragões" já são mais conhecidos que o Vinho do Porto no Mundo

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), considera que o F. C. Porto tem hoje em dia maior reconhecimento internacional que o Vinho do Porto e que é um exemplo da inspiração que falta ao País.

Adeptos portistas assumidos, ambos concordaram com a ideia de que os sucessos do clube presidido por Pinto da Costa são um exemplo de "competência e inspiração".

Para Rui Moreira, "a dimensão regional do F. C. Porto não foi um limite para o seu crescimento e é uma boa base de apoio de uma instituição que dá provas de saber como se expande uma marca, pois sem ter índole nacional conseguiu conquistar índole europeia".

Manuel Serrão, por sua vez, estabeleceu comparações entre as temáticas da noite: "Na política, como antes se dizia do futebol, o jogo é sujo, está viciado e resolve-se nas secretarias, ainda por cima europeias".

Contrastou que, "ao contrário dessa batotice" se vê no futebol equipas como o F. C. Porto e o Sporting de Braga, que "espantaram o Mundo há dias, em Dublin, pela forma competente como chegaram à final e pela simpatia, civismo, alegria e cordialidade dos seus adeptos".


COMENTÁRIO.

As afirmações do Dr. Rui Moreira, que respeito, não têm o meu aval porque o futebol joga-se num terreno pantanoso e não tem possibilidades de inspirar nada quanto mais o País,

O futebol é uma prática desportiva que, na melhor das hipóteses, tem a possibilidade de formar o homem e não o faz. O que se vê nos campos desportivos é lamentável, no que toca ao comportamento de jogadores e público. Ainda no último jogo de andebol FC Porto /SL Benfica. meias finais da Taça de Portugal, em Tavira, o que se viu foi os jogadores do FC Porto, recusarem cumprimentar os jogadores adversários, antes de o jogo se iniciar, como é normal. È isto que faz do FC Porto um grande clube ? E nos jogos de futebol entre as duas equipas, os jogadores do FC Porto recusaram-se a apertar a mão dos putos do Benfica, quando da apresentação das equipas.

Estes assuntos é que devem ser atacados.

O que foi dito no programa do Prof. Joaquim Jorge, em minha opinião, foram banalidades, que poderiam ser ditas por qualquer operário não especializado. E os convidados do Professor Joaquim Jorge, não marcaram a diferença, como tinham a obrigação de o fazer.. O comentário do Dr. RM acerca do Presidente do SL Benfica não é de desportista, a não ser que tenha receio que o seu cube seja analisado.

A expansão de uma marca em futebol não é rigorosa.

Por outro lado o Professor Joaquim Jorge, como moderador do programa, tinha a obrigação de esclarecer aquela senhora que perguntou porque motivo metade da cidade do Porto não é adepta do clube.

O papel de um professor é formar. Apenas isso, que não aconteceu.

E por favor não apague os comentários. Até porque diz que no seu programa todos têm voz.

O que pelos vistos não é verdade.

Cump.

João Brito Sousa

2 comentários:

  1. Clube dos Pensadores9 de julho de 2011 às 00:01

    Sinceramente não o entendo , mas enfim!

    É o máximo como consegue falar de algo sem nunca ter estado presente...

    Aliás uma vez escerveu no meu blogue e quis logo ter comentários.

    O senhor pode dizer o que entender mas não está a ser preciso e correcto.

    Mas é a sua análise. Quanto à publicação do livro envie para o meu e-mail o seu contacto que dar-lhe-ei do que precisa.

    JJ

    ResponderEliminar
  2. EM RESPOSTA AO SEU COMENTÁRIO,

    PONTO POR PONTO,

    1- Sinceramente... mas enfim !

    Caro senhor, não me entende, aonde, porquê, como ?

    Dizer que não me entende só por dizer é gratuito. Como o é utilizar a expressão, mas enfim.

    Pergunto, mas enfim o quê ? ...

    2 - É o máximo como consegue...

    Mas quem lhe disse que não estive presente. Vou provar-lhe que estive. Lembra-se de ter dito, quando falavam de política, que as pessoas não deviam ir votar. E de o Dr. RM dizer que não concordava.

    Podia apresentar-lhe outros exemplos, mas não vou fazê-lo.

    3 Aliás uma vez escreveu no meu blogue e quis...

    Concordo que não devia tê-lo feito. Aqui tem razão.

    4 - O senhor pode dizer o que entender...

    A primeira parte do seu comentário é deselegante e revela que o senhor julga-se aquilo que não é.

    Diga-me onde é que não fui preciso e correcto que eu preciso responder. O senhor manda bolas para a bancada. A honradez de um homem é dizer o que pensa. O senhor pensou e não disse. Esse comportamento não tem meu aval.

    5 - Mas é a sua análise.

    Sim, tenho direito à minha opinião.

    6 - Livro ...

    Obrigado, mas não estou disponível.

    João Brito Sousa

    PS - Agradeço-lhe o comentário.

    ResponderEliminar